11 dezembro 25 Lisboa e Vale do Tejo
Igreja de Santa Isabel, em Lisboa, em vias de classificação de âmbito nacional
Igreja de Santa Isabel, em Lisboa, está em vias de classificação
O Património Cultural, IP anunciou a abertura do procedimento de classificação de âmbito nacional da Igreja de Santa Isabel, situada em Campo de Ourique, Lisboa.
A decisão, tomada por despacho de 9 de outubro de 2025, abrange o edifício, o adro, as dependências anexas e o património móvel integrado. Com esta decisão, o imóvel fica em vias de classificação, passando a beneficiar do regime legal de proteção previsto na Lei de Bases do Património Cultural.
Os elementos do processo, incluindo fundamentação, despacho e planta de delimitação, estão disponíveis nas páginas oficiais do Património Cultural, CCDR-LVT, Câmara Municipal de Lisboa e Ordem dos Arquitectos.
A Igreja de Santa Isabel foi construída no século XVIII. Apesar do terramoto de 1755, a sede da paróquia, que era a ermida de Santo Ambrósio, sofreu poucos danos, mas o crescimento populacional tornou-a pequena demais para albergar todas as pessoas. Foi demolida e iniciadas obras da construção da atual Igreja.
“Excecional pelas dimensões que possui”, a igreja paroquial tem “uma nave única e uma planta longitudinal, capela-mor abobodada com muros laterais e de topo definidos por dois registos - piso térreo rasgado por arcaria de volta perfeita a inscrever retábulos em talha dourada” e um “retábulo-mor em talha dourada com colunas de fuste canelado”.
Os interessados podem apresentar reclamação ou recurso hierárquico nos termos do Código do Procedimento Administrativo.
Foto de GualdimG / CC BY 4 (adaptada do original)
#igrejasantaisabel #patrimonioculturalip #campodeouriquelisboa