23 janeiro 26 Lisboa e Vale do Tejo
Exposição “MetroPublicNet – Potencial e Projeto para uma Rede Metropolitana de Espaço Público”
Exposição “MetroPublicNet – Potencial e Projeto para uma Rede Metropolitana de Espaço Público”
A exposição itinerante “MetroPublicNet – Potencial e Projeto para uma Rede Metropolitana de Espaço Público” foi inaugurada a 22 de janeiro na Galeria da Sede da Ordem dos Arquitectos.
Num ambiente informal, os visitantes tomaram conhecimento do projeto de investigação financiado pela FCT e sedeado na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, desenvolvido entre 2021 e 2025, com o objetivo de explorar a experiência de qualificação do espaço público na Área Metropolitana de Lisboa nos 25 anos subsequentes à Expo 98.
Com esse objetivo, o “MetroPublicNet” desenvolve uma leitura crítica das múltiplas intervenções, das suas lógicas, objetivos e resultados, equacionando, como hipótese e argumento central, que uma perspetiva metropolitana pode proporcionar respostas mais integradas, robustas e coesas aos desafios da resiliência ambiental, da mobilidade de baixo carbono e da coesão territorial.
A exposição sintetiza os principais conteúdos e resultados da investigação, evidenciando o contributo das diversas intervenções de qualificação de espaço público à escala da área metropolitana e em diversos territórios exemplares.
São apresentados contributos e princípios de intervenção para uma futura e potencial rede alargada que dê continuidade e coesão ao significativo investimento realizado no território nas últimas décadas.
Neste processo reconhece-se a participação de múltiplos atores, destacando-se o contributo fundamental da Arquitectura, na sua articulação com equipas multidisciplinares e com diversas entidades promotoras, como promotores centrais da qualificação do espaço urbano, e de respostas estruturantes aos desafios e necessidades coletivas.
Os resultados do Projeto “MetroPublicNet” estão disponíveis em livre acesso aqui.
Esta exposição tem o apoio institucional da OA-SRLVT.
Até 10 de fevereiro na Galeria.