10 julho 25 Lisboa e Vale do Tejo
Ciclo Prática Profissional | Sessão Pública #3 | “(Re)Projetar o escritório: Implementar BIM como estratégia de transformação”
A Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos organizou ontem, quinta-feira, a terceira sessão do Ciclo Prática Profissional.
A sessão contou com as valiosas participações dos arquitetos Patrícia Lima (ARC International Design Consultants), Vasco Leónidas (NLA –Arquitectos) e Nuno Lacerda (CNLL) e moderação do arquiteto Décio Ferreira (vice-presidente da Assembleia de Delegados e coordenador do grupo de trabalho do BIM).
O debate centrou-se nos processos tradicionais para o BIM em organizações de projeto, ou seja, nos gabinetes e espaços de trabalho. Foi lembrada a dificuldade de transição do CAD para o BIM e os problemas adaptativos que colocou (“é um processo de adaptação, de alteração. Não é só uma questão de software, é uma questão de mentalidade” (Vasco Leónidas).
O uso das ferramentas tecnológicas, como a projeção do trabalho com representação virtual dos objetos (digital twin), coloca problemas de relacionamento administrativo com entidades que trabalham com tecnologia menos avançada.
Discutiu-se como os arquitetos, na sua prática, continuam a usar caneta, papel, bloco para fazer desenhos e pensar arquitetura e como o uso de ferramentas diferentes é um desígnio para comunicar o que se está a fazer.
Vamos continuar a acompanhar as discussões sobre o uso da tecnologia. Agradecemos os importantes contributos da discussão de ontem aos nossos oradores.
Vídeo da transmissão aqui.