23 maio 24 Secção Regional LVT
Apresentação | “Os Chinelos de Viana. Novela Ilustrada” de Francisco Silva Dias
O arquiteto Francisco Silva Dias escreveu um livro dedicado às mulheres, às “criadas, governantas e amantes que nunca chegaram a ser senhoras”. Foi ontem apresentado na sede da Ordem dos Arquitectos.
O maior desafio de “Os Chinelos de Viana. Novela Ilustrada”, apresentado na sede da Ordem dos Arquitectos (23 de maio), numa organização da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo e Editora Caleidoscópio, foi a compatibilização dos desenhos com o texto, disse Francisco Silva Dias.
Silva Dias enfatizou a capacidade de relacionar (funções, espaços) com o esquema que preparou para os leitores – o relacionamento de texto e de palavras com os desenhos que integram a obra – e comparou a escrita com o ato de projetar.
“É um divertimento pícaro acerca de personagens que não têm grandes rasgos”, disse a jornalista Ana Sousa Dias, encarregada de fazer a apresentação do livro, aludindo às personagens e também ao mistério policial que as rodeia e envolve.
Pedro Novo, presidente da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, disse que poderia parecer “uma obra um pouco inusitada tendo em conta outras apresentações” feitas na Ordem. No entanto, essa estranheza será rapidamente substituída pela vontade de ver “os desenhos incríveis” e, evidentemente, de partilhar as experiências de arquitetos que querem trabalhar noutras áreas além da sua profissão.
A sessão contou, ainda, com a presença de Jorge Ferreira, diretor da Editora Caleidoscópio.