10 julho 23 Toda a OA
CHANGE MATTERS: construir o [nosso] futuro
Nos passados dias 2 a 6 de julho decorreu em Copenhaga o 28.º Congresso da UIA.
Mais de 6000 participantes, reunidos sob o tema Sustainable Futures – Leave No One Behind, assistiram a 150 sessões com mais de 400 oradores e refletiram sobre o papel dos arquitetos e da sua prática no combate às alterações climáticas, aumento da biodiversidade e promoção da inclusão social.
O congresso terminou com o lançamento de 10 princípios para uma mudança rápida e radical no ambiente construído - The Copenhagen Lessons - para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:
01: A dignidade e a defesa de todas as pessoas são fundamentais na arquitetura, não há beleza na exclusão.
02: As pessoas em risco de serem deixadas para trás devem ser acomodadas em primeiro lugar quando construímos, planeamos e desenvolvemos o ambiente construído.
03: As estruturas construídas existentes devem ser sempre reutilizadas em primeiro lugar.
04: Nenhum empreendimento novo deve apagar as áreas verdes.
05: Os ecossistemas naturais e a produção alimentar devem ser sustentados independentemente do ambiente construído.
06: Quando a reutilização é possível, nenhum material mineral virgem deve ser utilizado na construção.
07: Nenhum resíduo deve ser produzido ou deixado para trás na construção.
08: Os materiais renováveis locais têm prioridade na aquisição de materiais para a construção.
09: A captura de carbono deve exceder a pegada de carbono em tudo o que construímos.
10: Todas as atividades relativas ao desenvolvimento, planeamento e construção do ambiente construído devem ter um impacto positivo nos ecossistemas hídricos e no abastecimento de água potável.
Ao longo dos 3 dias em que marcou presença no 28.º Congresso da UIA, a Ordem dos Arquitectos (OA) recebeu mais de 3000 visitantes. Arquitetos e não arquitetos, de todas as nacionalidades, tiveram oportunidade de assistir a Change Matters: Building [our] future – The Azores Declaration, de ver- ou rever – imagens do 16.º Congresso dos Arquitetos realizado nos Açores, e de conhecer os 10 princípios que traduzem o compromisso assumido pela sustentabilidade no passado mês de março nos Açores e a convocatória a todos — arquitetos, projetistas, cidadãos —, por um território equilibrado e harmonioso e para a construção de um futuro [nosso] que se exige ambiental, territorial, económica, cultural e socialmente sustentável.
A OA concretizou assim aquele que era o seu último objetivo traçado para Change Matters: levar a Copenhaga, ao Congresso Mundial dos Arquitetos, o compromisso dos arquitetos portugueses e a experiência do Congresso dos Açores. Pela qualidade e pela sustentabilidade da nossa arquitetura e da nossa paisagem. Pelo bem comum.
Os trabalhos decorreram depois ao longo de mais três dias, em assembleia geral, culminando na eleição da nova Presidente da UIA, Regina Gonthier (Suiça); do novo Secretário-Geral, Rui Leão (Macau); do Tesoureiro, Seif Analga (Egipto); e dos Vice-presidentes de cada uma das cinco regiões da UIA, Teresa Táboas (Espanha) pela região I; Jerzy Grochulsky (Polónia) pela região II, Nivaldo Andrade (Brasil) pela região III; Zhang Li (China) pela região IV; Vity Nsalambi (Angola) pela região V. Juntamente com o ex Presidente, José Luis Cortés (México) constituem a Direção para 2023-2026. Foram ainda eleitos os conselheiros de cada uma das regiões para o Conselho. Conheça aqui os resultados completos desta eleição.