24 junho 26 Centro
Secção Regional do Centro assinalou a receção aos novos membros e homenageou arquitetos com 50 anos de inscrição na OA
Receção Novos Membros
Membros com 50 anos de inscrição
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos realizou, no passado dia 13 de junho, na Casa das Caldeiras, em Coimbra, as cerimónias de Receção aos Novos Membros e de Homenagem aos membros com 50 anos de inscrição na Ordem dos Arquitectos, numa iniciativa que reuniu diferentes gerações de arquitetos em torno da celebração da profissão e da valorização do seu património humano.
A sessão de abertura contou com as intervenções de Florindo Belo Marques, Presidente do Conselho Diretivo Regional Centro da Ordem dos Arquitectos, de Avelino Oliveira, Presidente do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, e de Rute Figueiredo e Rosa, em representação do Departamento de Arquitetura da Universidade da Beira Interior.
A cerimónia de homenagem aos membros com 50 anos — ou mais — de inscrição na Ordem dos Arquitectos constituiu um momento de reconhecimento público do percurso, dedicação e compromisso de arquitetos cujo trabalho projetual, percurso académico e intervenção social e cívica constituem uma referência para as novas gerações.
Foram homenageados os arquitetos Francisco Keil do Amaral (OA 299), Armando Augusto Cardoso (OA 527), Mário Krüger (OA 587), Carlos Alberto Seabra Ferreira (OA 609), João Pereira Marta (OA 621) e Fernando Simões Dias (OA 815), que receberam uma medalha comemorativa dos 50 anos de membro da Ordem dos Arquitectos e uma serigrafia de Abel Manta.
Seguiu-se a cerimónia de receção dos novos membros, que reuniu 27 arquitetos que formalizaram a sua inscrição na Secção Regional do Centro durante o ano de 2025. Num momento de celebração e partilha, os novos membros receberam o respetivo diploma e uma serigrafia de Abel Manta, assinalando simbolicamente o início da sua vida profissional enquanto membros efetivos da Ordem dos Arquitectos.
Ao reunir, numa mesma iniciativa, arquitetos em diferentes momentos do seu percurso, a Secção Regional do Centro procurou promover o encontro entre gerações e reforçar os laços que unem a comunidade profissional, valorizando a transmissão de conhecimento, experiência e memória como um dos maiores patrimónios da profissão.
A cerimónia terminou com um momento de convívio informal e um cocktail, que proporcionaram um espaço de encontro entre membros, representantes institucionais e convidados.
A iniciativa contou com o apoio do Grupo Isidoro e da Isidovias.
→ REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
Fotografias: Luiz Cruz