8 setembro 25 Alentejo
Henrique Schreck (1952-2025)
A Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos está de luto e, com enorme pesar, comunica o desaparecimento do Arquiteto Henrique Schreck enviando condolências aos familiares, colegas e amigos.
Membro da Ordem dos Arquitectos, então Associação dos Arquitectos Portugueses, desde 1989, integrou os órgãos sociais da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Alentejo, em 2020, como Presidente do Conselho de Disciplina Regional, cargo que ocupa até 2021.
Face ao seu percurso profissional, marcado pela preservação do património arquitetónico e pela utilização de métodos construtivos sustentáveis na arquitetura contemporânea, nomeadamente a taipa, é-lhe outorgado o estatuto de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos, em 2022.
Henrique Schreck, ingressa em 1972 no curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, transitando para o curso de Arquitetura, que concluí em 1980. Inicia o seu percurso profissional no GPA - Grupo de Planeamento e Arquitetura, atelier fundado pelos Arqºs Maurício de Vasconcellos e Luís Alçada Baptista, ingressando posteriormente no atelier do Arq.º Bartolomeu Costa Cabral.
A sua atividade como profissional por conta própria tem início em 1984 em Odemira, com o primeiro atelier que surge na vila. Será no Alentejo que tem o primeiro contacto com as técnicas de construção em terra, na recuperação de antigas construções, colhendo os ensinamentos transmitidos por velhos taipeiros, e decidindo privilegiar o método de construção em taipa na elaboração dos seus projetos. Fez da sua própria casa em São Teotónio um laboratório experimental porque “os clientes não são cobaias”.
Pioneiro como projetista contemporâneo tendo por base as técnicas tradicionais de construção em terra, autor de projetos em diversas áreas - desde habitação, turismo, indústria, restauração e lazer -, atualmente mantém atividade profissional centrada na valorização e modernização da arquitetura de terra, servindo como exemplo para as novas gerações de arquitetos.