12 dezembro 25 Toda a OA
Prémio Colégio do Património Arquitectónico 2024. Anúncio dos resultados e cerimónia de entrega
7 de janeiro, 18h30
Sede nacional da OA, Lisboa
Convite para os premiados - com felicitações - candidatos, orientadores, júri, patrocinadores e apoiante, e todos os interessados.
Circunstâncias diversas ditaram o adiamento da publicação dos resultados do Prémio CPA 2024 (documento agora disponível), não obstante os diligentes trabalhos do Júri se terem concluído em novembro de 2024.
A “autoextinção” do Colégio do Património Arquitectónico, em consequência da publicação do novo estatuto da OA - Lei n.º 113/2015, de 28 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 12/2024, de 19 de janeiro – foi uma delas e o Conselho Diretivo Nacional encontra agora a oportunidade de organizar a cerimónia de entrega do Prémio e da Menção Honrosa.
O Júri desta edição, constituído pelos arquitetos João Vieira Caldas (Presidente), Jorge Manuel da Costa, Ana Paula dos Santos Batista, Pedro Pacheco e Inês Pimentel, atribuiu, por unanimidade, o Prémio à dissertação de Igor Alexandre Viegas Outeiro, com o título «No Irão, Ormuz: fortaleza de influência portuguesa e enredos intersticiais para uma paisagem cultural contestada», sob orientação de Marta Arriscado Oliveira (FAUP, 2013), assinalando a sua excelência e o seu pleno enquadramento no espírito do Prémio por tratar-se de um trabalho construído a partir de uma análise muito precisa da arquitetura e do seu valor patrimonial.
Destacou ainda, com uma menção honrosa, a dissertação de Rui Jorge Matias, «Delfim Amorim e o binómio do CODA enquanto manifesto de mudança», sob orientação de Graça Correia Ragazzi (FAUP, 2013).
Felicitações para todos os candidatos e, em particular, aos premiados, que verão atribuída a distinção na cerimónia a realizar no próximo dia 7 de janeiro de 2026.
O Prémio CPA 2024 teve o apoio do NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património e o patrocínio da Construtora HCI, a quem agradecemos particularmente por permitirem a existência do Prémio CPA, que teve a sua primeira edição em 2021 e inscreve nos seus objetivos "incentivar a qualidade dos trabalhos de investigação, no âmbito de Mestrado, com incidência na salvaguarda e valorização do património arquitetónico português ou de origem portuguesa".