Início > Notícias > Alberto Reaes Pinto membro honorário da Ordem dos Arquitectos

3 novembro 25 Lisboa e Vale do Tejo

Alberto Reaes Pinto membro honorário da Ordem dos Arquitectos

Nuno Almendra

Nuno Almendra

A Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos (OA-SRLVT) propôs a atribuição do título de Membro Honorário ao arquiteto Alberto Reaes Pinto. A cerimónia de outorga desta distinção decorreu na sede nacional da Ordem no passado dia 29 de outubro.

A OA-SRLVT distingue, assim, o percurso de uma vida dedicada à arquitetura, ao ensino, ao planeamento e à edificação e construção e ao pensamento sobre a disciplina arquitetónica. 

Alberto Reaes Pinto é professor catedrático da Universidade Lusíada. Aos 93 anos continua a coordenar o Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD). É presidente da Academia Nacional de Belas Artes e integra a comissão revisora de contas da Fundação Calouste Gulbenkian.

Na prática profissional, Reaes Pinto fundou a ICESA, pioneira na pré-fabricação pesada, e foi responsável pela edificação de milhares de fogos na Grande Lisboa — obras que traduzem uma visão da arquitetura enquanto instrumento de coesão social. 

Ao longo do seu percurso, serviu a Ordem dos Arquitectos com notável dedicação. Foi presidente do Conselho Regional de Delegados da ex-Secção Regional Sul, presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Colégio da Especialidade de Gestão, Direção e Fiscalização de Obras e presidente das comissões de acreditação dos cursos de arquitetura da Universidade do Minho e da Escola Superior Artística do Porto.

Nesta homenagem, o presidente da OA–SRLVT, Pedro Novo, destacou o legado e a humildade do homenageado, recordando as suas próprias palavras: “construir é compreender o tempo e o peso das coisas.”

Discurso de Pedro Novo disponível abaixo ("Documentos").

Vídeo da cerimónia de outorga de membros honorários aqui

 
Voltar Atrás