Publicado a 17 Outubro 2025Alentejo
CULTURA
28 de outubro
Évora
Exposição Cidades e suas Teses 1970 - 2020
A Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos inaugura, no próximo dia 28 de outubro às 18h00, na Igreja do Salvador (junto à sede da OASRALT), a exposição Cidades e suas Teses.
O projeto Cidades e suas Teses / Las Ciudades y sus Tesis tem como finalidade a criação de um repositório de teses de doutoramento sobre diversas cidades ibéricas, de modo a desenvolver um registo exaustivo das investigações dedicadas ao estudo dessas cidades, do ponto de vista da historiografia urbanística e dos estudos urbanos.
Os principais objetivos são:
Manter um registo comum das teses sobre as cidades ibéricas produzidas pelos departamentos universitários.
Oferecer um panorama disciplinar e historiográfico dos estudos urbanos numa perspetiva de planeamento urbano com base nas teses produzidas entre 1972 e 2023.
Oferecer um panorama comparativo dos temas, abordagens, métodos e referências documentais utilizados nas teses analisadas.
Depois de já ter passado por diversas cidades espanholas, a exposição Cidades e suas Teses chega agora a Portugal, Évora, ampliada por cinco teses sobre cidades portuguesas:
Projecto e tipologia: A Cidade Nova de Santo André no complexo industrial de Sines, 1971-1986. Por Rui Mendes (ISCTE, Lisboa, 2023)
Guarda 100-2010: Cidade, Arquitetura, Projeto. Por Cátia Ramos (UC, Coimbra, 2022)
Território da Urbanização Extensiva: Processos, Lógicas e Formas de Transformação Urbana em Leiria. Por Filipa Pinhal (FAUP, Porto, 2016)
Procesos innovadores de gobierno y ordenación del territorio. La región metropolitana de Lisboa en perspectiva comparada. Por Rui Florentino (Universidade Politécnica de Madrid, Madrid, 2011)
Evolução e Morfologia do Espaço Urbano de Évora. Por Domingas Simplício (Universidade de Évora, Évora, 1997).
A cerimónia de inauguração será no dia 28 de outubro às 18h00 e contará com a presença de:
Arq. Carles Llop Torné, Comissário da Exposição, "Las ciudades y sus Tesis"
Arq. Manuel Herrero, Presidente da União das Associações de Arquitetos Urbanistas de Espanha (UAAU)
Arq. Cláudia Gaspar, Presidente da Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos (OASRALT)
Arq. Avelino Oliveira, Presidente da Ordem dos Arquitectos
Arq. Manuel Blanco, Presidente da Conferência de Escolas de Arquitetura de Espanha 2021-2025.
À apresentação das teses portuguesas seguir-se-á um debate moderado pelo Arq. Rui Florentino (professor na Universidade Portucalense e Vogal do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos), em que participarão:
Carles Llop Torné, Doutor Arquiteto Urbanista, professor na ETSAV e na ETSAB. Catedrático na UPC. Coordenador do "Grup de Recerca Urbanisme"
Cláudia Gaspar, Doutora Arquiteta, professora no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e na Universidade de Évora. Investigadora no Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA-UÉ)
João Pedro Costa, Doutor Arquiteto, professor na Faculdade de Arquitetura Universidade de Lisboa (FAUL), presidente do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD)
Mari Ángel López Amado, Diretora do Observatório 2030. Conselho Superior dos Colégios de Arquitetos de Espanha (CSCAE).
Entrada livre de segunda a sexta-feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, até dia 28 de dezembro de 2025.