Início > Agenda > Apresentação pública do Relatório da Proposta Orientadora para a Intervenção e Requalificação da Fábrica do Açúcar

Publicado a 27 Janeiro 2026Açores

Apresentação pública do Relatório da Proposta Orientadora para a Intervenção e Requalificação da Fábrica do Açúcar

05 de fevereiro

Teatro Micaelense, em Ponta Delgada

A sessão pública de apresentação do Relatório da Proposta Orientadora para a Intervenção e Requalificação da Fábrica do Açúcar realiza-se no dia 5 de fevereiro, às 17h00, no Salão do Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

Este relatório resulta do trabalho da Comissão de Trabalho dedicada à Fábrica do Açúcar e sistematiza contributos de entidades públicas, especialistas, cidadãos e movimentos da sociedade civil. O documento analisa a história socioeconómica e cultural da antiga fábrica, o seu papel na memória coletiva da cidade, o enquadramento urbano e territorial, a caracterização do edificado e o respetivo estado de conservação, apresentando uma proposta orientadora para a sua requalificação.

A proposta assume a Fábrica do Açúcar como um elemento estruturante da cidade de Ponta Delgada, defendendo a sua valorização como polo multifuncional de regeneração urbana, capaz de articular funções culturais, sociais, habitacionais e económicas, em diálogo com a envolvente urbana e com valores patrimoniais relevantes, como a Gruta do Carvão. O programa de usos inclui comércio e restauração de proximidade, pequena indústria alimentar, escritórios e coworking, serviços comunitários, espaços multiusos, habitação com quota acessível e alojamento intergeracional, bem como espaços verdes e de lazer, integrando igualmente um conceito museológico que assegura a preservação da memória industrial.

O relatório identifica a necessidade de intervenções prioritárias de conservação e propõe a classificação do conjunto de edifícios mais relevantes, para a identidade e memória da industrialização nos Açores. Propõe um modelo de procedimento concursal integrado, que permite avaliar, por um lado, a qualidade arquitetónica e urbanística e, por outro lado, a viabilidade económica das propostas. Aponta ainda para a eventual elaboração de uma Unidade de Execução, que deverá anteceder o referido procedimento concursal.

O Relatório ficará disponível para consulta pública durante o decorrer do evento, em www.sinaga.pt