Publicado a 2 Setembro 2025Lisboa e Vale do Tejo
Apresentação | “José Luiz Porto Arq. – Talvez o Primeiro dos Modernistas Portugueses. Um Contributo Para Além do Espólio”
11 de setembro - 11 de setembro
Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos
O livro de Paulo Vila Verde sobre o arquiteto José Luiz Porto vai ser apresentado na sede da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa, no dia 11 de setembro, às 18h.
A sessão conta com a presença do autor, do presidente da Ordem dos Arquitectos, Avelino Oliveira, do presidente da OA-SRLVT, Pedro Novo, e do arquiteto João Paciência.
O livro resulta de uma pesquisa de três anos sobre um arquiteto relevante, natural de Vilar de Mouros, que tem sido “remetido ao esquecimento dos tempos”.
“A sua obra focou-se a norte de Portugal, principalmente na cidade do Porto, e em Moçambique na cidade da Beira, relacionando-se com diversos arquitetos de renome à época.”
Nuno Portas assinalava-o na obra livro “A Evolução da Arquitetura Moderna em Portugal: uma interpretação” como um dos impulsionadores de uma renovada linguagem arquitetónica.
Considerava a Casa Manoel de Oliveira, projeto da autoria do arquiteto José Porto, “como um dos raros exemplos de predominância das preocupações pelo espaço interior – pela continuidade, muito dinâmica, de ambientes bem caracterizados, utilizando os acessos como espaços de transição e não como soluções de continuidade de espaços simples, tal como era corrente. A experiência interna do espaço desta moradia faz-se, passe a imagem, como um “travelling” ininterrupto e por essa razão viria a ser valorizada pela nova vaga dos anos 60, a vaga puxada pela interpretação zeviana ou pelo exemplo de Aalto…” (Portas, 1978: 203)".
Junte-se à conversa no dia 11 em torno desta obra e participe.
Este evento tem o apoio institucional da OA-SRLVT.