23 julho 23 Centro
Prémio Municipal Diogo de Castilho
Atribuído ex aequo aos coletivos DepA e Visioarq
O Prémio Municipal Diogo de Castilho 2023 distinguiu ex aequo o coletivo DepA Architects (Porto), com o projeto do Hospital Veterinário de Coimbra, e o coletivo Visioarq – Arquitetos (Coimbra), com o projeto Casa JAC.
Houve ainda lugar a uma menção honrosa, atribuída ao arquiteto Florindo Belo Marques.
O júri deliberou de forma unânime que «entre as sete obras a concurso, o Hospital Veterinário de Coimbra e a Casa JAC são as que “melhor apresentam uma organização espacial, uma composição formal e um rigor construtivo coerente com o programa e com as várias dificuldades colocadas pelos contextos urbanos envolventes”.»
“Em ambos os casos, é visível um cuidado superior com o detalhe", declarou o júri, que contou com um arquiteto indicado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitetos, José António da Costa.
Atribuído pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), o prémio foi entregue durante a Sessão Solene do Dia da Cidade de Coimbra, no dia 4 de julho.
Até 6 de setembro, a CMC promove uma exposição com os painéis das obras admitidas a concurso. A entrada é livre e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, na Galeria Pinho Dinis da Casa Municipal da Cultura.