12 maio 25 Centro
VASCO CUNHA (1933-2025)
É com grande pesar que a Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos informa do falecimento do arquiteto Vasco Jorge Antunes da Cunha, Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos com o n.º 318.
Vasco Cunha nasceu em Angola em 1933. Viajou para Lisboa aos oitos anos, depois mudou-se para Coimbra e em 1961 obtém o diploma de arquiteto na Escola de Belas-Artes do Porto.
Concluída a sua formação, Vasco Cunha regressa a Coimbra, tendo trabalhado inicialmente para o organismo das Habitações Económicas - Federação de Caixas de Previdência. Até ao início dos anos 70, trabalha em parceria com o Arquiteto Rogério Alvarez, com quem constitui o atelier “AA - Arquitectos Associados”.
Ao longo de cinco décadas de prática profissional, o sucesso não o distanciou da plena consciência social. Sério e plural, nunca abdicando das suas convicções, designadamente políticas, coube-lhe a escolha, em fase de concurso, do projeto ganhador da então denominada Ponte Europa, agora Rainha Santa Isabel.
A inquietude relativa ao ensino, fá-lo estar também na origem da instalação do curso de arquitetura na Universidade de Coimbra, em 1988.
Em Junho de 1989 colabora intensamente na realização, em Coimbra, do 5º Congresso da então Associação dos Arquitectos Portugueses.
Em coerência com a sua intervenção cultural, é da sua responsabilidade a proposta de criação do Prémio Municipal de Arquitetura Diogo de Castilho, em Coimbra, instituído em 1995, quando era vereador municipal.
Na década de noventa, Vasco Cunha promove a criação do Núcleo de Arquitectos da Região de Coimbra (NARC) enquanto estrutura local da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, prenúncio da atual Secção Regional do Centro.
No primeiro mandato da Ordem dos Arquitectos, no triénio 1999-2001, aquando da presidência da arquiteta Olga Quintanilha, Vasco Cunha assumiu as funções de Presidente do Conselho Fiscal.
Em outubro de 2024, a Ordem dos Arquitectos outorgou-lhe o título de Membro Honorário.
O velório inicia-se hoje, 12 de maio, às 17h30, no Centro Funerário Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra. Amanhã, 13 de maio, depois da cerimónia religiosa, às 15h30, segue-se o funeral para o cemitério da Conchada.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos apresenta sentidas condolências a toda a família e amigos do nosso ilustre membro.