Início > Notícias > JORNADAS ANUAIS FoRCOP

9 maio 25 Centro

JORNADAS ANUAIS FoRCOP

Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais

Realizou-se a 9 de maio, em Coimbra, o encontro das jornadas anuais do Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais (FoRCOP), dedicadas ao tema «A Inteligência Artificial e as Profissões».

O Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais (FoRCOP) organizou as suas jornadas anuais no passado dia 9 de maio, reunindo uma centena de participantes no Convento de São Francisco, em Coimbra.

Sob o tema «A Inteligência Artificial e As Profissões», foram vários os debates e reflexões sobre os desafios, impactos e oportunidades da IA no presente e no futuro das profissões.

A sessão de abertura contou com Lúcia Santos, Presidente da Secção Regional Centro da Ordem dos Farmacêuticos e da FoRCOP, e José Manuel Silva, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, seguida da conferência inicial «Desafios para a Ciência e Tecnologia no Mundo Global», proferida pelo físico Carlos Fiolhais.

O painel 1, dedicado ao tema «IA - Uma bênção ou uma maldição», contou com a moderação de Ana Elisabete Ferreira (professora universitária e investigadora) e os contributos de Pedro Vieira Alberto (Diretor do Laboratório de Computação Avançada da UC) e de João Maria André (filósofo, professor universitário).

O painel 2, com o tema «A Saúde é mais importante que a Beleza. IA e Inteligência Humana: coexistência ou conflito?», contou com a moderação de Leila Sales (Ordem dos Enfermeiros) e Salomão Rocha (Ordem dos Médicos Dentistas) e os contributos de Maurício Alves (Ordem dos Enfermeiros), Nuno Lages (Ordem dos Farmacêuticos) e Tiago Taveira Gomes (Médico, professor universitário, investigador integrado do CINTESIS).

De tarde, o painel 3, dedicado ao tema «Arte e Algoritmo. A morte do artista?», contou com a moderação de Florindo Belo Marques (Ordem dos Arquitetos) e Pedro Alves Loureiro (Ordem dos Advogados) e teve como oradores Nuno Lopes (fotógrafo) e os músicos José Cid e Mário Mata.

O painel 4, sob o tema «Juíz-Robô, Algoritmo Milionário e Professor Virtual: Um Futuro Sem Humanos?», moderado por Teresa Letras (Ordem dos Advogados) e Manuel Gaspar (Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução), teve como oradores Rui Assis (CEO de uma empresa do ramo financeiro) e Catarina Sarmento e Castro (Professora Universitária e ex-Ministra da Justiça).

A conferência final «Impacto, desafios e questões éticas da IA» foi proferida por Adalberto Campos Fernandes, médico e ex-Ministro da Saúde.

Perante um tema complexo e premente, as jornadas serviram, sobretudo, para colocar as Ordens Profissionais a debater e a analisar criticamente os desafios da transformação tecnológica em curso.

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos integra a Comissão Permanente do FoRCOP.

Voltar Atrás