18 março 25 Toda a OA
Cerimónia de Entrega do Prémio Maria José Estanco e Inauguração da Exposição das Obras Candidatas
«Praça e Posto de Turismo de Piódão, em Piódão, Arganil» da autoria da arquiteta Paula del Rio é a obra distinguida com o Prémio Maria José Estanco.
O Presidente do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, Avelino Oliveira, e o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, têm o prazer de convidar para a cerimónia de entrega do prémio Maria José Estanco, que decorrerá no próximo dia 26 de março de 2025, pelas 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé, seguida da inauguração da Exposição das Obras Candidatas ao Prémio MJE, às 16h30, no Cineteatro Louletano.
O Júri da 1.ª edição do Prémio Maria José Estanco 2025, constituído pelas arquitetas Teresa Nunes da Ponte (presidente); Sofia Pontes e Ana Cristina Santos Bordalo, deliberou, por unanimidade, atribuir a distinção à obra «Praça e Posto de Turismo de Piódão, em Piódão, Arganil», concluída em 2022, da autoria de Paula del Rio Huesa (OA 28961), do gabinete de Arquitetura Branco del Rio Arquitectos, por considerar que a obra selecionada "preenche plenamente, com simplicidade e delicadeza, todos os fatores de apreciação da obra definidos em Regulamento". O Júri deixou uma mensagem: «A todas as arquitetas que submeteram os seus projetos, agradecemos profundamente o empenho e a inspiração. Muitos parabéns!»
O Prémio Maria José Estanco O.A.|C.M. de Loulé, uma iniciativa do Conselho Diretivo Nacional da OA com o apoio institucional da Câmara Municipal de Loulé (CML).
Evocando a primeira arquiteta portuguesa, o Prémio Maria José Estanco visa promover e incentivar a participação plena e efetiva das mulheres nas diversas vertentes do exercício da profissão de Arquiteta.
Na sua edição inaugural, em 2025, o Prémio Maria José Estanco distinguirá uma obra de arquitetura de autoria ou coautoria de uma mulher arquiteta, inscrita na OA, construída em território europeu no período entre 2020 e 2024.
Às 16h30 inaugura-se a Exposição das Obras candidatas ao Prémio, no Cineteatro Louletano, em Loulé.