Exposição Coletiva "do Traço à Cidade"
6 de novembro a 3 de dezembro de 2025
Sala das Massas – Beato Innovation District
Objetivos da iniciativa
A exposição coletiva “do Traço à Cidade” é uma iniciativa da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos e visa o mapeamento das práticas contemporâneas de “desenho” arquitetónico de arquitetos e/ou coletivos de arquitetos sediados na região de Lisboa e Vale do Tejo. A exposição procurará relevar a diversidade das técnicas de representação utilizadas na prática quotidiana por ateliers e arquitetos sediados nos territórios de Lisboa e Vale do Tejo, abrangendo desde logo o desenho manual (carvão, grafite, aguarela, colagem, fotomontagem, entre outras), até processos mais tecnológicos, híbridos e digitais, incluindo intervenções com inteligência artificial.
Transformações no Desenho Arquitetónico
Ao longo do século XX e XXI, os processos de representação e comunicação gráfica em arquitetura sofreram transformações profundas impulsionadas pelo avanço das tecnologias, com particular evidência nas duas primeiras décadas e meia do séc. XXI. A tradicional primazia do desenho manual, com técnicas como o esquisso a lápis, sépia, o carvão ou a aguarela, deu gradualmente lugar à introdução do desenho técnico assistido por computador (CAD), revolucionando a precisão e a eficiência na produção de projetos. Com o advento da modelação tridimensional (3D), da realidade aumentada e da impressão 3D, a prática arquitetónica expandiu-se para dimensões imersivas e interativas, permitindo simulações realistas de espaços e materiais ainda em fase de conceção. Nos anos mais recentes, a incorporação da inteligência artificial e da modelação paramétrica tem acrescentado novas possibilidades criativas e otimizado a conceção e análise de edifícios em tempo real. Estas inovações não só redefiniram a forma como os arquitetos comunicam ideias e soluções com os clientes e as suas equipas multidisciplinares, como também desafiaram os próprios limites da expressão arquitetónica.
A Revolução Digital na Representação
Nas últimas décadas, a prática de representação em arquitetura tem atravessado uma profunda transformação, impulsionada pela rápida evolução das tecnologias digitais ligadas ao setor. A introdução generalizada do desenho assistido por computador (CAD) e dos sistemas de representação vetorial redefiniu os métodos tradicionais de elaboração de projetos, proporcionando uma precisão geométrica e eficiência de produção muito elevadas. Posteriormente, a modelação tridimensional (3D) e o desenvolvimento do BIM permitiram integrar informação técnica, material e espacial num único modelo, ampliando radicalmente as possibilidades de análise qualitativa e quantitativa, e a velocidade na simulação e visualização do projeto arquitetónico.
Inteligência Artificial e Novas Fronteiras
Atualmente, a incorporação da inteligência artificial representa uma nova etapa, mais disruptiva neste percurso evolutivo. Os sistemas baseados em IA expandem as fronteiras da conceptualização arquitetónica, tanto na criação de imagens e modelos em 2D e 3D, como na geração de variações formais, análise de dados urbanos ou otimização de soluções construtivas. Estes instrumentos emergentes não substituem o papel do arquiteto, mas tornam-se poderosos aliados no processo criativo, na liberdade geométrica e nas alterações substanciais aos cânones da representação gráfica em arquitetura.
Diálogo entre Tradição e Vanguarda
Neste contexto, a exposição propõe-se também provocar uma reflexão crítica sobre tradição e vanguarda, manual e digital, onde a manualidade do desenho continua a afirmar-se como ato fundamental do pensamento e exercício arquitetónico, mas agora em diálogo e, por vezes, em tensão com os meios digitais e algorítmicos. A mostra permitirá, assim, mapear a heterogeneidade da paisagem, em permanente mutação, evidenciando as distintas abordagens e linguagens visuais que caracterizam as práticas atuais dos ateliers de arquitetura da região.
Ateliers/Arquitetos Participantes
OPEN CALL – Estudantes de arquitetura
Local e horários da exposição
Sala das Massas
Beato Innovation District
Avenida Infante Dom Henrique n.º 141 e 145
1950-406 Lisboa
Horário
De 3ª feira a 6ª feira: das 14h00 às 19h00
Sábado e domingo: 10h00 às 19h00
Fotos ©Carla Pires
Marcas parceiras
Academia Nacional de Belas Artes
A Academia Nacional de Belas Artes (ANBA) tem na sua estrutura orgânica quatro (4) polos, designadamente: Arquitectura, Escultura, História de Arte e Pintura.
Neste contexto, desenvolve atividades de investigação, estudo e divulgação de eventos artísticos, culturais e científicos, fundamentalmente através da realização de conferências, da edição de livros e outras publicações, da organização de exposições e na participação em júris; promovendo, nestas áreas, ações conjuntas com outras entidades de referência.
No âmbito dessas atividades, nomeadamente na vertente da Arquitectura e de acordo com o Protocolo de cooperação realizado entre a ANBA e a Seção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, da Ordem dos Arquitectos (OA), declara esta Academia o seu total e coerente apoio à iniciativa da OA, relativa à exposição “do Traço à Cidade”.
Câmara Municipal de Lisboa
A Câmara Municipal de Lisboa apoia a exposição coletiva “do Traço à Cidade” porque acredita que o desenho arquitetónico é uma linguagem fundamental na construção da Cidade. Esta iniciativa valoriza o trabalho dos arquitetos e ateliers sediados na região, dando visibilidade à diversidade de olhares, métodos e técnicas que moldam a Lisboa contemporânea. Ao promover o encontro entre tradição e vanguarda — entre o gesto manual e as novas tecnologias digitais — a exposição estimula o debate sobre a forma como imaginamos, projetamos e transformamos o território urbano. Lisboa é hoje uma cidade em permanente evolução, que se constrói diariamente através de múltiplas visões criativas. Apoiar esta exposição é reconhecer a arquitetura como motor cultural e urbano, incentivar a reflexão coletiva sobre os desafios futuros e celebrar o talento local que desenha, com inovação e sensibilidade, a cidade que queremos habitar.
Entidade Regional de Turismo
da Região de Lisboa
A Região de Lisboa tem como principal produto e experiência turística as curtas estadas na cidade de Lisboa e na Região de Lisboa.
Os 9,3 milhões de turistas que nos visitaram em 2024 têm como principal motivação o traço e a atmosfera urbana na Região de Lisboa.
A Exposição “do Traço à Cidade” organizada pela Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos reúne visões, estéticas e opções de construção da cidade. Esta “viagem” por arquitetos e ateliers será uma oportunidade de conhecer os debates, os desafios e as contradições da construção das cidades da Região de Lisboa.
A Região de Lisboa guarda arquiteturas e criatividades.
Arquiteturas e criatividades que não faltam nas nossas cidades.
Apenas (e só apenas) para dar alguns de muitos exemplos, são visitas imperdíveis a obra de João Luis Carrilho da Graça, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa e na recuperação e Modernização do Convento de Jesus em Setúbal, ou a obra de Manuel Graça Dias e Egas José Vieira no Teatro Municipal Joaquim Benite (Teatro Azul) em Almada.
Venha conhecê-las.
Carla Salsinha
Presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa
Leroy Merlin Pro
A LEROY MERLIN procura estar sempre próxima dos seus clientes e apoiar iniciativas que valorizem a inovação em Portugal, sobretudo quando estas têm como objetivo potenciar talento. A presença da LEROY MERLIN PRO neste evento traduz esse compromisso: afirmar-nos no mercado como um parceiro de confiança, impactante e inovador, que apoia o setor e os seus profissionais, disponibilizando todas as soluções necessárias para tornar possíveis todo o tipo de projetos. Este é igualmente um momento privilegiado de networking, que nos permite escutar e compreender melhor as necessidades e desafios dos clientes profissionais, ao mesmo tempo que damos a conhecer a nossa proposta de valor e o posicionamento da LEROY MERLIN PRO.
Moreplace
A Moreplace associa-se à exposição “do Traço à Cidade”, um evento que celebra a arquitetura enquanto expressão cultural e forma de habitar o espaço urbano. Com uma coleção de mobiliário de escritório, que une design, conforto e funcionalidade, a Moreplace reforça o diálogo entre estética e vivência, contribuindo para ambientes com propósito, que inspiram e acolhem. Esta parceria sublinha o compromisso da marca em apoiar iniciativas que valorizam a criatividade e a inovação, mostrando como cada peça de mobiliário pode transformar o espaço arquitetónico numa experiência mais completa para as pessoas.
Morgado
A MORGADO associa-se, com orgulho, à Exposição “do Traço à Cidade”, organizada pela Ordem dos Arquitectos – Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, reforçando a nossa ligação ao setor da arquitetura. Enquanto especialistas em iluminação, celebramos a visão singular de cada arquiteto, certos de que em cada projeto brilha sempre uma luz de criatividade e de génio — uma luz que nunca se extingue. É essa luz que dá vida a cada traço e a cada obra, orientando a nossa inspiração e sensibilidade, e é com ela que evoluímos ligados.
Pick-a-Buy
- A Caixa de Correio em 400 anos nada evoluiu, apesar das pessoas agora recebem muito mais encomendas e refeições do que alguma vez receberam cartas;
- Não faz sentido tanta dificuldade e esforço para as pessoas receberem em casa, onde preferem, tudo que compram ou pedem para lhes ser entregue;
- O trafego crescente de entregas e estafetas nas áreas comuns dos edifícios, provoca sentimentos de insegurança nas pessoas que os habitam;
- Todos que concebem os edifícios residenciais ou escritórios
- O Sistema Pick-a-Buy vai finalmente libertar os arquitectos para cumprirem ainda mais a sua missão de responder aos desejos e necessidades de comodidade e segurança das pessoas nos edifícios residenciais de escritórios que concebem, sem quaisquer constrangimentos;
- Liberdade para escolherem onde, em que formato, em qualquer material ou forma, podem disponibilizar os espaço que proporcionem essa desejada comodidade e segurança – tendo por limitação apenas a imaginação.
- Por isso apoiamos a Exposição “do Traço à Cidade” da OA-SRLVT
RTP
A RTP é a operadora do serviço público de rádio e televisão de Portugal.
É uma referência cultural para todos os portugueses. A sua oferta integra um universo rico e diversificado de 8 canais de televisão, 7 estações de rádio e marcas online.
Como operadora pública dos meios de comunicação social, a RTP atua em torno dos valores comuns aos serviços públicos europeus: universalidade, independência, excelência, diversidade, responsabilidade e inovação. Na atual matriz do serviço público europeu, o objetivo das operadoras de meios de comunicação social públicos vai além de informar, educar e entreter, devendo estas contribuir para enriquecer a vida dos cidadãos e das comunidades em que operam.
Dentro deste quadro global, que subscreve, a RTP privilegia na sua oferta de conteúdos e serviços o aprofundamento dos valores da Diversidade, expandindo o número de formatos, conteúdos e serviços que oferece; da Inovação, permitindo a produção de conteúdos e serviços ainda não testados; da Qualidade/Excelência, mantendo na produção de informação e na oferta de conteúdos e serviços todos os critérios que fazem da RTP a marca de comunicação social de confiança dos portugueses.
A RTP liga consumidores, cidadãos e clientes.
Saint-Gobain
Líder mundial em construção sustentável, a Saint-Gobain concebe, fabrica e distribui materiais e serviços para a construção e mercados industriais.
As suas soluções integradas para a renovação de edifícios públicos e privados, para a construção leve e para a descarbonização da construção e da indústria são desenvolvidas mediante um processo de inovação contínua e proporcionam sustentabilidade e desempenho.
O compromisso do Grupo pauta-se pelo seu propósito, "Making The World A Better Home” e é linha com este propósito que a Saint-Gobain se associa à Exposição “do Traço à Cidade”: para ajudar os profissionais de arquitetura, com as suas soluções, a desenhar cidades mais sustentáveis.
Sika
A exposição coletiva “do Traço à Cidade” celebra a diversidade criativa e a capacidade da arquitetura transformar o território. Ao reunir arquitetos e ateliers, esta iniciativa evidencia o poder do desenho enquanto linguagem que antecipa o futuro e constrói identidade.
A Sika Portugal orgulha-se de apoiar este projeto, reafirmando a proximidade com a comunidade de arquitetos e o seu contributo essencial para cidades mais sustentáveis, inovadoras e humanas. Acreditamos que cada traço e cada obra são oportunidades para projetar valor e deixar uma marca positiva no espaço urbano e na vida das pessoas.
É com este espírito que a Sika, presente em Portugal e em todo o mundo há mais de um século, se posiciona lado a lado com os arquitetos e com todos os profissionais da construção, onde partilhamos o compromisso: A Construir Confiança no presente e no futuro das nossas cidades.
Com mais de 100 anos de experiência internacional e uma presença sólida em Portugal, a Sika mantém-se fiel ao seu propósito: A Construir Confiança — junto dos profissionais, das comunidades e do futuro das nossas cidades.
Sonae Arauco
A Sonae Arauco junta-se à exposição “do Traço à Cidade”, que celebra a diversidade de visões e linguagens da arquitetura contemporânea. Tal como o desenho é o ponto de partida para criar espaços que transformam a vida das pessoas, também os nossos produtos são desenvolvidos para inspirar projetos de arquitetura e design de interiores, unindo inovação, estética e sustentabilidade. Ao apoiar esta iniciativa, reafirmamos o nosso compromisso com a construção de um futuro mais equilibrado com soluções responsáveis, criativas e duradouras.
Tintas Robbialac
A Robbialac reconhece o poder transformador da arquitetura na construção de cidades mais sustentáveis, inclusivas e com identidade própria. Este apoio à exposição "do Traço à Cidade", reforça o nosso compromisso com a valorização do território e da prática arquitetónica na região de Lisboa e Vale do Tejo. Uma celebração da diversidade e da criatividade dos ateliers desta região — valores que refletem a nossa própria visão enquanto marca nacional com mais de 90 anos de história!
Unicorn Factory Lisboa
Beato Innovation District
Noutros tempos, as freguesias do Beato e de Marvila faziam parte de uma zona rural pontuada por conventos e quintas senhoriais. A revolução industrial veio substituir esta paisagem silenciosa por fábricas, tendo funcionado a Manutenção Militar durante 118 anos em frente ao rio Tejo com o objetivo de produzir e fornecer alimentação às tropas portuguesas. Hoje, dando lugar às novas e grandes mudanças do século XXI, transformam-se estes 50 mil metros quadrados de área de construção e 18 edifícios na Unicorn Factory Lisboa - Beato Innovation District numa força motriz de inovação, tecnologia, criatividade e empreendedorismo com o objectivo de posicionar Lisboa na liderança da inovação a nível internacional. O processo de reabilitação assenta numa relação concertada entre arquitectura, sustentabilidade e inovação, aliando a herança arquitetónica e industrial projetando-a para o futuro.
Verdasca
A Verdasca Group é uma referência nacional na pré-fabricação em betão e construção modular. Com mais de três décadas de experiência, consolidou-se como parceiro de confiança em projetos complexos, garantindo qualidade e inovação. Cada obra visa criar valor e proporcionar espaços funcionais que melhoram o dia a dia das pessoas e das comunidades. A construção modular oferece soluções rápidas, sustentáveis e de elevada qualidade, adaptadas a diferentes contextos. A integração vertical das áreas de negócio, pré-fabricação, betão pronto, transportes e pedreiras, permite controlar todo o processo, assegurando eficiência e suporte de equipas qualificadas e tecnologia de ponta.