Início > Prémios > PRÉMIO MUNICIPAL DE ARQUITETURA ARQ. ISAÍAS CARDOSO

PRÉMIO MUNICIPAL DE ARQUITETURA ARQ. ISAÍAS CARDOSO

Terminou a 29 fevereiro

Encontra-se a decorrer, até ao dia 29 de fevereiro de 2024, o prazo para entrega de candidaturas à 1ª edição do Prémio Municipal de Arquitetura Arq. Isaías Cardoso, instituído pelo Município da Figueira da Foz, Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos e Rotary Clube da Figueira da Foz.

Este prémio de arquitetura, de periodicidade bienal, é resultado da convergência de interesses entre o Município da Figueira da Foz, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos e o Rotary Clube da Figueira da Foz que, de forma conjugada, querem promover os valores cívicos do cidadão José Isaías Cardoso, os seus valores profissionais e a sua importância na valorização patrimonial que legou à cidade da Figueira da Foz.

Objeto e âmbito

O Prémio Municipal de Arquitetura Arq. Isaías Cardoso destina-se a premiar obras cuja conceção e qualidade arquitetónica sejam relevantes exemplos na realidade edificada do Município, sendo relativas a:
a) Obras de construção e/ou de reabilitação;
b) Arranjos urbanísticos e de tratamento de espaços exteriores de uso público, tanto em relação à criação de novos espaços, como à recuperação ou reabilitação de espaços urbanos existentes.

Candidaturas e prazo

Podem concorrer, nas condições previstas no regulamento, arquitetos na qualidade de autores de obras concluídas durante o quadriénio anterior ao ano da edição. Para a 1ª edição, considerar-se-á o quadriénio 2020-2023.
No âmbito do presente concurso, entende-se por obras concluídas as edificações que tenham obtido autorização de utilização, bem como os arranjos urbanísticos e de tratamento de espaços exteriores de uso público recebidos pelo Município da Figueira da Foz até ao último dia do ano civil 2023.
Os processos de candidatura devem ser apresentados até ao último dia do mês de fevereiro de 2024, nos termos previstos no regulamento.

Prémio

O Prémio Municipal de Arquitetura Arq. Isaías Cardoso, que será entregue ao(s) arquiteto(s) projetista(s), tem natureza pecuniária e, na sua 1ª edição, terá o valor de cinco mil euros (5.000 €). Inclui ainda a entrega de uma medalha e diploma de premiação.
Para além do prémio pecuniário, o Júri pode propor a atribuição de duas Menções Honrosas sem valor monetário, mas com atribuição de diploma.
A Câmara Municipal atribuirá também ao promotor da obra premiada uma placa identificativa, a ser colocada nesta e em local a indicar pelos autores dos projetos.

Júri

Constiuição do Júri:
a) Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz ou Vereador com competência delegada com voto de qualidade em caso de empate;
b) Um arquiteto designado pela Câmara Municipal da Figueira Foz;
c) Um membro do Rotary Clube da Figueira da Foz;
d) Um arquiteto representante da Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos;
e) Um arquiteto representante do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra;
f) Arq.ª Matilde Cardoso, neta do Arq.º José Isaías Cardoso, ou alguém indicado pela família.

Contactos

Para mais informações:
- 233 403 300 / 233 402 840
- premio.arquitetura@cm-figfoz.pt

Para receção das candidaturas:
Receção Museu Municipal Santos Rocha
Rua Calouste Gulbenkian, 33
3080 - 084 Figueira da Foz

DOCUMENTOS

REGULAMENTO