Início > Notícias > Já são conhecidos os vencedores da 4ª edição do Prémio Arquétipo

25 setembro 25 Norte

Já são conhecidos os vencedores da 4ª edição do Prémio Arquétipo

Vencedores do Master Prémio Investigação N41º - Ageas, Vasco Almeida e José Pereira, com proposta para a empresa EFAPEL. Fotografia de RafaelMachorro

Vencedora do Prémio Inovação JJTeixeira, Sílvia Alves

Galardão promovido pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos tem como objetivo impulsionar a aproximação dos arquitetos à Indústria

A Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos anunciou os vencedores da 4ª edição do Prémio Arquétipo. Uma nova série de interruptor e tomada de embeber, projeto do arquiteto Vasco Almeida, em equipa com o estudante de arquitetura José Pereira, e uma cozinha adaptada a funcionalidades mais contemporâneas, da arquiteta Sílvia Alves, são os grandes vencedores.

A entrega dos prémios teve lugar na sede da Secção Regional Norte, no Porto e contou com a presença do Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira. O Prémio Arquétipo conta com o apoio da Secretaria de Estado da Economia e tem como objetivo promover a aproximação entre a Indústria da construção e os arquitetos, procurando ideias com aplicabilidade direta no setor da construção.

O galardão principal, “Master Prémio Investigação N41°- AGEAS SEGUROS”, no valor de 6000€, foi para o projeto “BACO”, do arquiteto Vasco Almeida e do estudante de arquitetura José Pereira".

A proposta "BACO" foi elogiada pelo júri pela sua apresentação inteligente, semelhante a um catálogo pronto a comercializar, e por uma estratégia de marketing bem definida. A série apresenta-se com um desenho inovador para o mercado, que não se consegue comparar com outras séries. Origina uma nova filosofia de alavanca e centro, destacando a relação que o interruptor tem com a mão, no manuseamento tátil, resultando uma peça afável, apelativa, e convida à sua manipulação. A linguagem é contemporânea, com recortes e remates qualificados que apresentam linhas de luz e de sombra. Trata-se de um design que se ajusta igualmente a espaços reabilitados, o que demonstra a qualidade da solução e a potencialidade perante o mercado. A solução irá originar um desenvolvimento técnico na fase de investigação, e antecipando-se moldes mais complexos e com mais componentes.

“Esta distinção maior recai sobre uma única proposta, à qual o Júri reconheceu excecional potencial de resposta às necessidades e às tendências do mercado. O objetivo é claro: não apenas premiar, mas sobretudo apoiar o desenvolvimento de um projeto de investigação sólido, cujo resultado será apresentado publicamente na próxima edição da Feira Concreta, em 2026.”, salientou Andreia Oliveira, Presidente Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos.

Este projeto “BACO” venceu também na categoria “Prémio Inovação N41º EFAPEL”.

Por sua vez, a categoria “Prémio Inovação N41º JJTEIXEIRA” foi entregue à arquiteta Sílvia Alves pela sua cozinha armário “CABINETE XXI”. Este projeto desenvolve uma solução que integra as várias funções de uma cozinha num único elemento. A proposta consiste num módulo compacto e expansível que agrupa zonas de preparação, confeção e arrumação, cujas portas e painéis articulados permitem diferentes configurações. Quando fechado, transforma-se num volume discreto que devolve serenidade ao espaço.

Organização OASRN | N41º
Empresas associadas EFAPEL | GRANORTE | JJ TEIXEIRA
Parceria Estratégica EXPONOR | CONCRETA
Media Partners Espaço de Arquitetura
Apoio Institucional Secretaria de Estado da Economia
Patrocinador AGEAS PORTUGAL

Voltar Atrás