Início > Notícias > Exibição do filme e conversa "Ser arquiteto é"

6 outubro 25 Norte

Exibição do filme e conversa "Ser arquiteto é"

No passado dia 2 de outubro, a iniciar o Mês da Arquitetura, a Secção Regional do Norte da OA acolheu a exibição do filme “Ser arquiteto é”, realizado a partir da obra e percurso de João Álvaro Rocha. A sessão contou com abertura a cargo de Célia Mota, Vogal do CDRN-OA, e com uma conversa entre os arquitetos José Gigante e Luís Urbano, moderada por Cristina Emília Silva e Conceição Melo.

O filme resulta de seis entrevistas a pessoas que conviveram com João Álvaro Rocha em diferentes contextos da sua atividade profissional e pessoal — uma antiga aluna, um político, um crítico de arquitetura, um cliente, um familiar e um antigo sócio. Paralelamente, foi criado um podcast disponível nas principais plataformas digitais (link), com episódios dedicados a cada um destes testemunhos, sob os títulos: Ser arquiteto é… ser professor, ser cidadão, ser irmão, ter crítico, ter cliente e ser sócio.

Foi uma honra contar com a presença do arquiteto José Gigante, colega de João Álvaro Rocha no escritório Gigante/Melo e sócio em projetos marcantes do início da carreira do arquiteto, a par de um comentário mais técnico e crítico de Luís Urbano, vice-presidente da Fundação Marques da Silva, que refletiu sobre as potencialidades da investigação através do cinema e da história oral, área em que tem desenvolvido um trabalho significativo com arquitetos e cineastas portugueses.

A sessão assinalou o encerramento do ciclo de exibições e conversas, bem como do Projeto de Investigação em História Oral, no âmbito do qual foram produzidos o filme e o podcast.

A iniciativa foi promovida pela APJAR – Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha, com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, do Município da Maia e de diversas instituições parceiras, incluindo a Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos.

Voltar Atrás