Início > Notícias > Encerramento do Concurso de Conceção para o Projeto da Cooperativa de Habitação Outeiro - Lugar Comum

20 novembro 25 Norte

Encerramento do Concurso de Conceção para o Projeto da Cooperativa de Habitação Outeiro - Lugar Comum

A sessão de encerramento do Concurso de Conceção do Projeto de Arquitetura para a Cooperativa de Habitação Outeiro – Lugar Comum, que contou com o apoio técnico do CDRN, realizou-se no passado dia 18 de novembro, na Sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OA). A iniciativa reuniu arquitetos, membros do júri, e cooperadores.

O encontro teve início com a receção aos participantes, seguindo-se a palavras de abertura pela Arqª Andreia Oliveira, presidente do CDRN-OA, e uma intervenção da Arqª Conceição Melo, presidente da Cooperativa de Habitação Outeiro - Lugar Comum, acerca do processo de concurso.

Um dos momentos centrais do programa foi a apresentação pública dos trabalhos premiados. O 3.º prémio foi atribuído à equipa constituída por Elói da Silva Gonçalves e Diana Santos; o 2.º prémio distinguiu o arquiteto João Paulo Loureiro; e o 1.º prémio foi entregue a Tiago Pedrosa Martins, Nuno Pinto e Costa e Daniel João Lobo Carvalho, autores do projeto vencedor.

Após a apresentação, teve lugar a entrega dos prémios, seguida da abertura da exposição dos projetos admitidos a concurso, que ficou disponível ao público na sede da Secção Regional do Norte da OA.

O programa integrou ainda a conversa “Cooperativas de Habitação de Nova Geração”, dedicada aos desafios e oportunidades dos processos participativos em arquitetura. O painel contou com Manuel Correia Fernandes, arquiteto e presidente do júri, Alexandre Ferreira, arquiteto, membro do júri, membro da Comissão Técnica de Habitação da OA, Fátima Vilar, da Associação de Moradores das Antas, e Catarina Fernandes, arquiteta e cooperadora. A moderação esteve a cargo de Aitor Varea Oro.

A discussão procurou sensibilizar para a importância do envolvimento dos futuros utilizadores no desenvolvimento de projetos cooperativos, sublinhando o papel do arquiteto e o caráter coletivo do programa preliminar, que se pretende acompanhar ao longo de todo o processo de conceção.

A sessão encerrou após um momento de debate aberto entre participantes e convidados.

Voltar Atrás