Início > Agenda > Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - Conferência e Visita à Sede OASRN Nº41

Publicado a 12 Abril 2024Secção Regional Norte

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - Conferência e Visita à Sede OASRN Nº41

18 de abril

Sede OASRN - Rua de Álvares Cabral 144, 4050-040 PORTO

Sede OASRN - N41º antes das obras © NPS Arquitetos, Cunha Pimentel

Sede OASRN - N41º antes das obras © NPS Arquitetos, Cunha Pimentel

A OASRN promove uma celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios no próximo dia 18 de abril, pelas 17h30, que inclui uma visita orientada ao seu edifício sede no Porto.
Participação gratuita, limitada à lotação do espaço, com inscrição no link.
 
Respondendo ao repto do Património Cultural I.P., entidade responsável pela Coordenação Nacional das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a OASRN pretende promover um momento de sensibilização para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural, partindo do edifício da Sede como exemplo de reabilitação de imóveis com valor patrimonial, com a aplicação de técnicas que permitiram conciliar parâmetros de sustentabilidade com a integridade patrimonial.
Programa

17h30 Abertura
Arq Andreia Oliveira, Presidente do Conselho Diretivo Regional Norte da Ordem dos Arquitectos

17h35 Intervenções
Arq Pedro Baganha, Vereador do Pelouro do Urbanismo e Espaço Público e Pelouro da Habitação da Câmara Municipal do Porto
Drª Raquel Maia, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Porto Vivo – SRU

18h00 Visita ao Edifício
orientada por Arq Rui Neto, NPS Arquitectos (lotação limitada)

 

Patrocínio Institucional: Ageas Seguros

 

 

 
Sobre o Edifício Sede OASRN - N41º

A atual Sede da OASRN é o resultado visível do empenho de várias direções num longo processo iniciado em 2002, com a aquisição de duas habitações com logradouro comum, localizadas na Rua Álvares Cabral, aberta no século XIX, num contexto de grande desenvolvimento e modernização comercial, económica e urbana do Porto, para dar resposta à crescente necessidade de aproximação da classe média ao centro da cidade.

Os edifícios nº 136-142 e 144-150 foram construídos pelo mestre-de-obras Manuel Alves Ferreira, segundo projeto de 1899. Em 1909, o seu proprietário, António José Gomes Samagaio, entregou ao mestre-de-obras Zeferino de Sousa a ampliação de um andar nas traseiras do nº 136-142, onde viria a habitar a sua filha, casada com Amândio de Sousa Oliveira. Em 1917 os edifícios sofrem novas obras de ampliação e renovação estética, ao gosto Arte Nova.  
Em 2004 a remodelação e adaptação dos imóveis a sede da OASRN ficou, por concurso público, a cargo do atelier NPS Arquitetos.

O processo de licenciamento teve deferimento em 2008, ano em que a OASRN decidiu que a nova sede deveria constituir-se como uma referência e caso de estudo no campo da reabilitação de imóveis com valor patrimonial, com a aplicação de técnicas que permitam conciliar os parâmetros de sustentabilidade e as exigências de respeito pela sua integridade patrimonial. Apresentada candidatura ao programa ON.2, o projeto que garantiu esse intento, designado como Norte 41º - Centro de Criatividade e Sustentabilidade, obteve financiamento do QREN em 2013, permitindo a inauguração da sede em 2016.
Trata-se de uma construção de 1.588 metros quadrados, que inclui salas de trabalho para a equipa da Secção Regional Norte da Ordem dos arquitetos, secretaria de atendimento presencial aos membros, espaços para exposição e conferências, salas de formação, livraria, biblioteca, e centro documental.
Mais sobre o projeto Norte 41º - Centro de Criatividade e Sustentabilidade em norte41.org.

 

Sobre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

“O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

Representando um momento anual de celebração da diversidade patrimonial, pretende-se que o dia 18 de abril funcione como um marco comemorativo do Património Cultural Nacional, mas que celebre, igualmente, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do Património Cultural de todo o mundo.

Entendendo o Património Cultural como um projeto de cidadania, o PATRIMÓNIO CULTURAL, I.P., enquanto entidade nacional de referência, procura apelar à participação do público na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios através da sensibilização para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural.

O programa nacional de atividades expressa, todos os anos, de forma clara, os objetivos do ICOMOS, refletindo, de igual modo, os conceitos subjacentes aos temas definidos pelo ICOMOS e seguidos pelo PATRIMÓNIO CULTURAL, I.P. O programa é, normalmente, composto por atividades culturais de diversas tipologias – visitas guiadas e temáticas; espetáculos artísticos (música, dança, teatro, circo, teatro de marionetas/fantoches); exposições; animação de rua; recriações e encenações históricas; workshops; palestras; conferências; debates e seminários; sessões de leituras de contos, poesia e lendas; rotas patrimoniais, itinerários culturais, peddy papers e rally papers; ateliers lúdicos e oficinas pedagógicas; jogos tradicionais, de época e jogos de descoberta; feiras e festivais; lançamento de publicações; documentários e filmes.”

Fonte: www.patrimoniocultural.gov.pt