Publicado a 21 Outubro 2025Norte
Ciclo de Conversas "Sustentabilidades" na +Concreta
07 de novembro
Centro de Congressos da Alfândega do Porto
No âmbito da feira +Concreta, na Alfândega do Porto, a Secção Regional Norte promove no próximo dia 7 de novembro, um ciclo de conversas sob o tema “Sustentabilidades: Três conversas para outras abordagens”, com curadoria do Arq.º Paulo Vila Verde.
A Secção Regional Norte marcará ainda presença com stand próprio, nos dias 6 e 7 de novembro, entre as 11h e as 20h.
Os bilhetes para acesso à feira são gratuitos para profissionais do setor até 5 de novembro, através do link.
+ Concreta
A próxima edição da +Concreta, a decorrer no próximo dia 6 e 7 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, é um evento especialmente dedicado à área dos acabamentos para a arquitetura e design de interiores, reunindo empresas portuguesas que apresentam produtos de excelência junto do universo de arquitetos e designers.
Sob o tema "Menos carbono, mais inovação, mais futuro", o tema da edição 2025, desafia empresas e profissionais a repensar práticas e materiais. A +Concreta será palco de soluções que apostam na durabilidade, circularidade, e na diminuição da exploração de recursos naturais.
O bilhete de acesso à feira é gratuito para profissionais do setor até 5 novembro, disponível no website. Após essa data, o bilhete tem um custo de 5€ se adquirido online, e no check-in presencial tem um custo de 10€.
Ciclo de Conversas "Sustentabilidades: Três conversas para outras abordagens"
O sobejamente conhecido e reconhecido tema da descarbonização e da sustentabilidade na arquitetura vê-se geralmente envolto num enquadramento de agenda de fórmulas ou sistemas tectónicos, que apesar de todo o interesse tecnológico, tendem a restringir outras amplitudes descomprometidas de pensamentos e discussões que trariam para a mesa múltiplas perspetivas, por vezes, comparativas.
Tais preocupações vão muito além do edifício, insurgindo-se na cidade e também na sustentabilidade emocional e do modo de vida da própria população.
Julga-se interessante que essa abordagem relacione técnicos de experiências díspares e que promovam ensaios e reflexões que enriqueçam a audiência potenciando, preferivelmente, desfragmentações enraizadas a favor de novos pensamentos.
Através de um exercício de estratificação de escalas pretende-se reverter em 3 conversas diferentes abordagens temáticas, ramificando-se do vernáculo à escala da fração da cidade.
A composição de cada mesa contará com técnicos do mesmo enquadramento de escala, mas com experiências diferenciadoras, gerando contrapontos e discussão orgânica.
Num conjunto de intervenientes maioritariamente arquitetos, surgem apenas 2 exceções que se pretendem criadoras de disrupção do tema, valorizando-o.
Programa
7 novembro 2025, Auditório Think +, Centro de Congressos da Alfândega do Porto
11h30 VERNÁCULO, REABILITADO E NATURAL
João Cruz (arquiteto)
Fernando Cerqueira Barros (arquiteto)
Luísa Almendra Roque (arquiteta paisagista, co-fundadora Apload)
14H30 DO EDIFÍCIO À COMUNIDADE
António Cerejeira Fontes (arquiteto, co-fundador Cerejeira Fontes Architects)
Henrique Marques e Rui Dinis (arquitetos, fundadores SpaceWorkers)
17H00 PORÇÃO DA CIDADE E TERRITÓRIO
Nuno Rebelo E Vanessa Coelho (arquitetos,RSO Architecture)
Pedro Ribeiro da Silva (urbanista, fundador Lugar do Plano)