Início > Notícias > CERIMÓNIA DE ENTREGA DO TROFÉU E EXPOSIÇÃO PAMPS25 | EXPOSIÇÃO DA UIA "FRIENDLY AND INCLUSIVE SPACES AWARDS 2023”

8 outubro 25 Madeira

CERIMÓNIA DE ENTREGA DO TROFÉU E EXPOSIÇÃO PAMPS25 | EXPOSIÇÃO DA UIA "FRIENDLY AND INCLUSIVE SPACES AWARDS 2023”

Paulo Abreu

A Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitetos assinalou o Dia Mundial da Arquitetura com a entrega do Prémio de Arquitetura da Madeira e Porto Santo 2025 e a inauguração da exposição do Prémio da União Internacional dos Arquitectos. A Presidente do CDR-MAD, a Arq. Susana Neves, manifestou satisfação pela qualidade do trabalho dos profissionais na Madeira, de que são exemplo a obra premiada e as menções honrosas, mas também preocupação pelas difíceis condições adstritas à profissão, quer ao nível de legislação, quer pelas complexidades processuais, e correspondente retorno financeiro.

Lamentou que o Estado é o pior cliente, e responsável pelo principal dumping, conforme relatório elaborado pela Ordem dos Arquitectos, e depois de analisar os concursos nos últimos 2 anos. “Este ano os preços da habitação subiram em Portugal cerca de 16,3%, muito acima da média europeia 5,7%, mas simultaneamente os arquitetos estão a preço de saldo. É urgente a criação de um quadro regulatório robusto de honorários e remuneração justa dos serviços de arquitetura". A Senhora Presidente destacou estar a decorrer simultaneamente na sede do Norte da OA uma conferencia internacional que promove o debate sobre o Valor da Arquitetura. O debate visou compartilhar a realidade da arquitetura em vários países da Europa, com os seus interlocutores presentes, assim como membros do Governo e Administração Pública. Neste contexto concluiu-se que os arquitetos portugueses são os mais mal pagos da Europa.

Aproveitando a presença do Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, Dr. Carlos Teles, a Senhora Presidente apelou à uniformização dos procedimentos, com o mesmo entendimento legal, em todas os municípios da região. Ao Secretário Regional, Dr. Eduardo Jesus foi pedido que transmitisse ao Presidente do Governo Regional (que prometeu), que aguardamos um lançamento de um concurso publico assessorado pela Ordem, em nome da transparência e da qualidade da arquitetura na Região Autónoma da madeira, que é a única região do país sem um único concurso publico de arquitetura, neste âmbito, há mais de 20 anos.

O prémio foi entregue pelo secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura ao arquiteto José Duarte Caldeira e Silva, com a ‘Casa na Encosta Poente’. Foram igualmente atribuídas três menções honrosas, aos projetos ‘Casa nos Saltos’, de Adriana Henriques e André Ferreira, ‘Casa Prazeres’ de André Gonçalves e ‘Casa Pic’ de Carolina Sumares e Rik den Heijer. O júri foi presidido por José Temudo Malaguerra Bastos Nunes, e contou com Liliana Ferreira, da Ordem dos Arquitetos, Ana Abrantes, da Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura e Paulo Vieira, da Associação de Municípios da RAM.

O Secretário Regional teve a intervenção final onde destacou que o prémio, que foi criado em parceria com o Governo Regional, para além de reconhecer o mérito, valoriza a profissão e realça a importância do sector. O governante afirmou ainda que arquitetura é fundamental não só para planeamento territorial, mas também para a qualidade de vida, confessando que está “inteiramente de acordo” com a reivindicação da Ordem para que os procedimentos juntos dos municípios sejam uniformizados. Eduardo Jesus pede que se limem arestas, de forma a “facilitar o bom trabalho”.

Além da exposição do Premio PAMPS, foi inaugurada com as entidades oficiais e do governo a exposição que tem corrido todas as Secções Regionais, a Exposição dos Prémios atribuídos pela UIA, com o tema "UIA Friendly and Inclusive Spaces Awards 2023", que destaca obras e teses em 4 categorias: Novos edifícios; Edifícios existentes renovados (incluindo edifícios históricos); Espaços públicos e abertos; e Investigação. Este Prémio mereceu do júri o reconhecimento a dois Arquitetos Portugueses, através da atribuição de duas menções honrosas, para as seguintes categorias de obras: 

· Categoria: EDIFÍCIOS EXISTENTES REABILITADOS (incluindo Edifícios Históricos)

Centro Equestre Terapêutico Pony Club Porto: Reconversão e ampliação de um antigo complexo rural, Portugal

10dedosvalentes - Tiago Reis de Oliveira

· Categoria: ESPAÇOS PÚBLICOS E ABERTOS

Acessos Mecânicos ao Castelo de Leiria, Portugal

AMVC - Arquitectos Associados - Vítor Santos Cruz

A OA associa-se assim à UIA para “…incentivar e reconhecer os arquitectos que criaram edifícios e espaços públicos exemplares, amigáveis, inclusivos e acessíveis.” 

A SRMAD endereçou um especial agradecimento às empresas Granitrans, AGEAS, Liftech S.A. e ao Governo Regional da Madeira pelo apoio e importante patrocínio na realização deste Evento.

Fotografias Pamps 2025

rtp.madeira

 

Voltar Atrás