Publicado a 23 Fevereiro 2024Secção Regional LVT
Conversa | Nova geração de habitação cooperativa em Portugal: a perspetiva do arquiteto
29 de fevereiro
Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos
A Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos promove uma conversa sobre a Nova geração de habitação cooperativa em Portugal: a perspetiva do arquiteto, a 29 de fevereiro às 18h30, no Auditório Nuno Teotónio Pereira.
Tendo em conta os recentes avanços na definição da nova geração de habitação cooperativa em Portugal, este evento pretende incentivar o debate em torno desta temática do ponto de vista da arquitetura e do arquiteto.
Usa como ponto de partida o livro recém-lançado “Together Towards Collaborative Living”, uma coleção de ensaios e exemplos de habitação colaborativa e cooperativa na Europa, cujos capítulos vão sendo apresentados pela co-autora Sara Brysch, arquiteta e investigadora na Co-Lab Research (TU Delft). , com o apoio da Livraria A+A.
Será apresentada uma curta do filme “Project Together”.
Haverá uma conversa com os arquitetos e arquitetas Nuno Grande, Alexandra Paio, Joana Pestana Lages, Filipa Serpa, Moisés Rosa e Ricardo Morais, sobre vários temas.
Uma organização da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos em parceria com Sara Brysch, com o apoio da Livraria A+A e com o patrocínio da Videtra
==========
Videtra
Vidro Curvo
Impressão direta no vidro
Programa
Pequena introdução ao evento e ao livro
Alexandra Paio e Sara Brysch (co-autora do livro)
Projeção de “Project Together”, uma compilação do programa de debate organizado na TU Delft (Holanda) em 2021 sobre habitação colaborativa e cooperativa na Europa
Apresentação dos capítulos 1 e 2: falando de “quês” e “porquês”
Sara Brysch
Reação com foco no contexto português (definição conceito, motivações)
Nuno Grande, Alexandra Paio, Joana Pestana Lages
Moderação: Sara Brysch
Apresentação dos capítulos 3 e 4: arregaçando as mangas
Sara Brysch
Reação com foco no contexto português (medidas e iniciativas recentes, papel do arquiteto)
Filipa Serpa, Moisés Rosa, Ricardo Morais
Moderação: Sara Brysch
Apresentação do capítulo 5: delineando caminhos possíveis
Sara Brysch
Reação com foco no contexto português (olhar crítico sobre medidas tomadas e a tomar)
Painel de discussão com todos os participantes e público
Moderação: Sara Brysch
Biografias
Nuno Grande é Arquiteto e Professor Associado da Universidade de Coimbra. É igualmente Investigador do CES com trabalhos publicados sobre diferentes autores e práticas da arquitetura contemporânea portuguesa, especialmente no rescaldo da Revolução de 1974.
Alexandra Paio é Arquiteta, Professora Assistente no ISCTE, investigadora no DINÂMIA'CET, em Lisboa, e Vice-Presidente da Ordem dos Arquitetos LVT. Participa e coordena workshops e formação contínua sobre temas de coprodução e processos participativos através de ferramentas digitais.
Joana Pestana Lages é Arquiteta e Investigadora no DINÂMIA'CET – ISCTE, em Lisboa. O seu campo de investigação interdisciplinar cruza a Arquitetura e as Ciências Sociais, investigação-ação e projetos participativos.
Filipa Serpa é Arquiteta e Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), onde tem procurado promover o sector cooperativo em regime de propriedade coletiva. Em 2023, coordenou o curso de formação pós-graduada Inovação em Habitação.
Moisés Rosa é arquiteto e está atualmente envolvido no projeto de arquitetura participativa da cooperativa de habitação em propriedade coletiva Brejos Faria, no Alto da Moita. É membro da rede Co-Habitar, uma rede que pretende promover cooperativas de habitação em propriedade coletiva.
Ricardo Morais é arquiteto, cofundador do Black Polar Bear e membro da rede Co-Habitar. Está neste momento envolvido no projeto de arquitetura participativa Colmeia 62, uma cooperativa de habitação em propriedade coletiva em Mafra.
Sara Brysch é arquiteta, cofundadora do etscha studio. Além do seu envolvimento no livro Together Towards Collaborative Living, realizou o doutoramento em habitação colaborativa na TU Delft, Holanda, onde continua a ser investigadora. Está atualmente envolvida nos projetos de habitação Cooperativa das Formas, em Palmela e Aldrava.